O Centro de Educação Profissional de Timbó é uma escola pública mantida pelo Governo do Estado de Santa Catarina e iniciou suas atividades através do Decreto Estadual nº 1349 de 21/01/2004.
Antes de ser CEDUP Timbó, essa escola funcionava como extensão do CEDUP Hermann Hering de Blumenau, no centro da cidade de Timbó. O CEDUP funcionava na Rua 7 de setembro, nº 314 – centro – Timbó, Santa Catarina. Anteriormente, neste mesmo endereço funcionava o Colégio Comercial Dr. Leoberto Leal que, por se tratar de uma instituição particular, mantinha convênio com o município de Timbó na oferta de Cursos Comerciais voltados à profissionalização de jovens e adultos.
Inicialmente, enquanto extensão de Blumenau, essa instituição de ensino ofertava Cursos Técnicos em Administração, Eletrônica, Eletrotécnica e Informática. Ao se tornar independente do CEDUP Hermann Hering, no ano de 2004, o CEDUP Timbó, iniciou a oferta de novos cursos técnicos no período noturno: Técnico em Vendas e Segurança do Trabalho. (PPP CEDUP Timbó, 2022, p.5).
No ano de 2008, por um projeto urbano municipal, com intuito de transformar o espaço ocupado pelo CEDUP Timbó em um parque central, a Prefeitura solicitou que a instituição transferisse suas atividades escolares para outro prédio escolar. Sendo assim, o CEDUP Timbó foi transferido para o espaço anexo à Escola de Educação Básica Ruy Barbosa, Rua Recife, nº 293 – centro – Timbó, Santa Catarina.
Em 2010 foi assinado um convênio Estadual e Federal, através do projeto Brasil Profissionalizado, para a construção da sede própria. Conforme alvará de construção, no acervo desta escola, esta obra foi assinada no dia 31 de outubro de 2013. Já o alvará de habite-se, no acervo dessa escola, foi assinado em 06 de setembro de 2017.
O CEDUP foi transferido para o prédio próprio no endereço Rua São Bento, 277 Quintino – Timbó/Santa Catarina, no dia 03 de fevereiro de 2018. Não houve ato inaugural!
Em 2022,conforme Parecer do CEE/SC nº 201 de 06/12/2021, iniciou a oferta do Novo Ensino Médio no período diurno, permanecendo a oferta dos Curso Técnicos Concomitantes e Subsequentes no período noturno. Atualmente o CEDUP funciona em três turnos. Conforme o livro de registros desta escola, até o momento, o CEDUP Timbó já formou mais de mil e quinhentos profissionais qualificados nos cursos técnicos que oferece.
O município onde o CEDUP foi implantado, Timbó, é uma cidade do médio vale do Itajaí, no Estado de Santa Catarina. Timbó foi fundada por Frederico Donner, imigrante alemão, em 12 de outubro de 1869, como colônica extensão do município Blumenau. A criação do município de Timbó foi viabilizada no governo Aristiliano Ramos, através do Decreto nº 527, datado de 28 de fevereiro de 1934. (FERREIRA; KOEPSEL, 2008, p. 300).
Timbó incrementou sua economia a partir da década de 1940, porém sua principal atividade produtiva estava vinculada ao setor agrícola. A produção industrial, inicialmente, ficou restrita a três empresas, das quais duas eram ligadas diretamente ao setor primário. Essa situação alterou-se apenas na década de 1950, período em que surgiu um parque industrial mais diversificado.(FERREIRA; KOEPSEL, 2008, p. 322).
A cidade de Timbó, a partir da implantação do parque industrial, desenvolveu novas atividades econômicas, se destacando na região.
Sendo assim, não é estranho constatar que, com o movimento administrativo de descentralização do governo do estado de Santa Catarina ocorrido a partir do início dos anos 2000, a cidade tornou-se um importante pólo de desenvolvimento e, por isso, sua unidade CEDUP foi descentralizada e separada de Blumenau.
Esse movimento político refere-se à Lei Complementar nº 243, de 2003, política de descentralização do Governo do Estado de Santa Catarina. Segundo Mattei (2016, p.245), o candidato ao governo do estado da época, pelo PMDB – Luiz Henrique da Silveira- apresentou o Plano 15, seu principal objetivo era promover o desenvolvimento regional.
Com isso inicialmente foram criadas 29 Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs), as quais foram espalhadas por todo território catarinense, cada uma delas contando com um respectivo Conselho de Desenvolvimento Regional(CDR), com caráter Deliberativo. No âmbito estadual criou-se o Conselho Estadual de Desenvolvimento (DESENVESC). (MATTEI, 2016, p.245)
Estima-se que uma das possíveis influências na criação do CEDUP Timbó, foi a descentralização do Governo do Estado de Santa Catarina e, oportunamente estabeleceu-se motivação política para isso. Sabe-se também que, devido a mudanças na legislação nacional, e o fechamento do Colégio Comercial Dr. Leoberto Leal nos anos de 1998 a 1999, compreende-se que este foi um dos motivos para instaurar a unidade de extensão da então escola técnica Hermann Hering.
Este memorial é produto educacional, resultado da pesquisa realizada através do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal Catarinense , polo Blumenau (IFC).
Por Rafaela Alessandra Schneider Hinsching, 2025 | Todos os direitos reservados.